SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Apoio Social e Coping em Pacientes com Insuficiência CardíacaAnálise bioética das intervenções assistidas por animais em ambiente hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SOUSA NETO, Raquel de; ISMAEL, Silvia Maria Cury; FREGONESE, Adriana Aparecida  e  VIEIRA, Cinthia Lira. Risco Psicológico de Pacientes no Tratamento Radioterápico. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 163-172. ISSN 1516-0858.

Variáveis psicológicas estão relacionadas com enfrentamento do paciente oncológico, destacando a importância da intervenção precoce. Objetivos: Conhecer o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes que apresentam risco psicológico através de rastreio pelo Indicador de Risco Psicológico em Oncologia (IRPO) durante o tratamento radioterápico. Método: foram avaliados 262 prontuários de pacientes adultos que realizaram tratamento radioterápico no ano de 2018 e 2019 e responderam ao IRPO. Resultados: 30,7% da amostra indica risco psicológico. A mediana de idade desta população foi de 58 anos e a neoplasia maligna da mama a mais prevalente (44,5%). Pacientes com antecedente psiquiátrico apresentaram pontuação maior entre os parâmetros de percepção de doença, suporte social emocional, enfrentamento ativo, distress atual e risco psicológico significantemente maior. As variáveis suporte social e instrumental contribuíram para maior risco psicológico em mulheres em relação aos homens. Assim como, a variável enfrentamento ativo contribuiu para risco psicológico em pacientes idosos em relação aos adultos. Conclusão: O histórico de saúde mental está correlacionado com o risco psicológico do paciente oncológico, assim como a ausência de enfrentamento ativo em idosos e o suporte social em pacientes do sexo feminino. Conhecer tais características favorece a qualidade das intervenções.

Palavras-chave : enfrentamento; radioterapia; triagem; psico-oncologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License