SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Psychological Risk for Patients in Radiotherapy TreatmentCoping of hospitalized children's family members in general hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

FISCHER, Marta Luciane  and  ZANATTA, Amanda Amorim. Análise bioética das intervenções assistidas por animais em ambiente hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 173-186. ISSN 1516-0858.

As intervenções assistidas por animais (IAA) nos hospitais destacam-se por seu caráter solidário ao promover melhoras biopsicossociais em pacientes, familiares e equipe médica, contudo plausível de desencadear vulnerabilidades caso desconsiderem as necessidades específicas de cada componente da intervenção, humanos e não humanos. Assim, objetivou-se mapear programas e experiências de IAA em ambiente hospitalar considerando benefícios e vulnerabilidades, testando a hipótese da existência de diferenças no cenário nacional e internacional. Para tal, foi realizada uma revisão integrativa do conteúdo veiculado no meio digital científico e jornalístico. Enquanto na amostragem leiga se destacaram os benefícios emocionais com poucas referências às limitações e vulnerabilidades, no contexto científico, protocolos de intervenção informais e despadronizados foram identificados como potenciais geradores de vulnerabilidades. Adoção de atitudes pautadas na precaução, prudência, proteção e prevenção foram associadas como potenciais mitigadoras de situações geradoras de vulnerabilidades humana, animal e institucional na promoção da IAA.

Keywords : bioética; ética animal; princípio ético da prudência; zooterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License