SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Análise bioética das intervenções assistidas por animais em ambiente hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Doralúcia Gil da; SCHIAVON, Amanda de Almeida; CARVALHO, Janine Pestana  e  GIACOMONI, Cláudia Hofheinz. Modos de enfrentamento de familiares de crianças em hospital geral. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 187-202. ISSN 1516-0858.

As estratégias de enfrentamento são esforços cognitivos ou comportamentais utilizados para manejo do estresse. O presente estudo buscou identificar e descrever as estratégias utilizadas por familiares durante a hospitalização dos filhos. Foi utilizado um delineamento misto (quantitativo e qualitativo), descritivo e exploratório, em que foi aplicada uma entrevista semiestruturada. Trinta e oito participantes, com média de idade de 27,81 (DP = 8,95), compuseram a amostra. Os familiares destacaram o uso da rede de apoio, a assistência médica hospitalar, o diálogo, a regulação das emoções e o uso de tecnologias como estratégias positivas para lidar com a hospitalização. As estratégias relatadas foram similares às descritas pela literatura. Ressalta-se que as estratégias que se baseiam em relações positivas, uso de espiritualidade, regulação das emoções e do pensamento se mostram apoiadas em construtos que promovem o bem estar e podem amenizar o impacto negativo da hospitalização.

Palavras-chave : enfrentamento; hospitalização; família; psicologia positiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License