SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Caracterização de variáveis envolvidas na atuação analítico-comportamental em contexto de cuidados paliativosEntre a saudade e o aconchego: Memory Box como apoio no processo de luto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ZAMARCHI, Graziela Carolina Garbin  e  BENINCA, Ciomara Ribeiro Silva. Conjugalidade após infarto agudo do miocárdio. Rev. SBPH [online]. 2022, vol.25, n.1, pp. 43-55. ISSN 1516-0858.  http://dx.doi.org/10.57167/Rev-SBPH.v25.027.

As repercussões da ocorrência do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) se estendem à alta hospitalar ao articularem tratamento crônico e modificações no estilo de vida, podendo promover a mobilização da rede de suporte do paciente. O objetivo do estudo foi compreender as possíveis modificações e reverberações do IAM na trama conjugal. A pesquisa qualitativa descritiva utilizou questionário sociodemográfico e entrevista individual semiestruturada com oito sujeitos, sendo quatro pacientes internados com critérios definidos para IAM há no mínimo seis meses e os respectivos cônjuges. Os resultados, analisados pelo método fenomenológico, reverteram-se em três categorias que traduzem a experiência da conjugalidade permeada pelo IAM: 1) O papel do suporte marital (revisão dos papéis, dinâmica e estruturas das díades); 2) A dimensão da atividade sexual (impacto significativo e carência na abordagem da equipe); e 3) A importância dos rearranjos do estilo de vida (reverberação dos cuidados do tratamento no ajustamento conjugal). Concluiu-se que a rede de apoio do infartado deve ser urgentemente inclusa nas intervenções e educação em saúde da equipe multiprofissional, dado o impacto do evento cardíaco na dinâmica conjugal e a necessidade de favorecer um melhor ajustamento psicossocial à doença.

Palavras-chave : infarto do miocárdio; educação em saúde; relações conjugais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License