SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Impactos psíquicos nas vivências de mães de bebê com extremo baixo peso internado em UTI NeonatalTerapia Focal de Aceitação e Compromisso (FACT): revisão de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

VELASCO, Deisy Rocío Pinto; GRINCENKOV, Fabiane Rossi dos Santos; SANTIAGO, Luana Dutra  y  TRINDADE, Patrícia Santa Rosa Lourenço. Negacionismo na pandemia de COVID-19: Uma análise à luz da Teoria Cognitiva-Comportamental. Rev. SBPH [online]. 2022, vol.25, n.1, pp. 97-108. ISSN 1516-0858.  http://dx.doi.org/10.57167/Rev-SBPH.v25.031.

A pandemia de COVID-19 trouxe, entre os inúmeros desafios impostos aos pesquisadores da área da saúde, a necessidade de compreensão dos comportamentos adotados para a prevenção da doença, uma vez que atitudes de negação da doença e consequente não adesão às ações de prevenção se tornaram uma realidade. Desta forma, o presente estudo teve como objetivos compreender, por meio de uma revisão narrativa da literatura, os motivos que levam os indivíduos a adotarem comportamentos negacionistas diante da pandemia de COVID-19, a partir de referenciais teóricos da Teoria Cognitivo-Comportamental, buscando-se analisar os principais determinantes dos comportamentos de não adesão às orientações de prevenção. Observou-se, por meio deste levantamento, que as crenças de saúde, aspectos motivacionais e fatores contextuais estão associados à adesão a comportamentos preventivos da doença. Compreendendo a vivência da pandemia como um evento estressor e potencialmente traumático, o negacionismo se apresenta, assim, como um mecanismo coletivo de enfrentamento diante do temor do desconhecido, da possibilidade de contágio pela doença e medo da morte.

Palabras clave : COVID-19; negacionismo; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License