SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2"Prefiro estar assim do que não estar": videochamadas como instrumento de humanização em Cuidados PaliativosSentimentos pré-cirúrgicos: o que as crianças relatam? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

SANTOS-MOURA, Greice Herédia dos; CUALHETE, Deborah Nimtzovitch  y  FERNANDES, Maria Teresa de Almeida. Percepção dos cuidados da equipe multiprofissional na assistência ao paciente oncológico em Cuidados Paliativos. Rev. SBPH [online]. 2022, vol.25, n.2, pp. 83-95. ISSN 1516-0858.  http://dx.doi.org/10.57167/Rev-SBPH.v25.481.

Os Cuidados Paliativos (CP) são cuidados holísticos a indivíduos que se encontram em intenso sofrimento relacionados à saúde, proveniente de doença ameaçadora da vida. Por isso, percebemos a importância dos CP para o paciente oncológico. Nesse sentido, deve-se reunir as habilidades de uma equipe multidisciplinar, pois a compreensão multideterminada e contextual do paciente e do seu processo de adoecimento favorece a humanização. No presente estudo, tem-se como objetivo compreender a atuação e a percepção dos cuidados da equipe multiprofissional do Hospital Santa Marcelina de Itaquera acerca da assistência aos pacientes oncológicos em CP. Na construção e análise de dados, utilizou-se o paradigma metodológico qualitativo. Como instrumentos, foram utilizados questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa diferentes profissionais que atuam na assistência em CP. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo temática segundo Bardin (1997), de forma a elaborar uma síntese interpretativa que dialogue com objetivos e apresentados em seis categorias: conceito de CP; relação com a Oncologia; itinerário de cuidado; papel profissional; interdisciplinaridade; e desafios. A atuação em CP deve ser reflexiva e multiplicadora, já que, dessa forma, o trabalho será de promoção de qualidade de vida aos pacientes e familiares e de ampliação da rede de cuidados.

Palabras clave : oncologia; cuidados paliativos; equipe multiprofissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License