SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2"Amor Diário": um recurso terapêutico no contexto da prematuridade e na construção da parentalidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

FREIRE, Renata Alves; ZIMMERMANN, Karina Peruzzo Pereira  y  PASSOS, Hudelson dos. Aborto legal: qualidade da assistência e vivência das mulheres que realizam a interrupção da gravidez. Rev. SBPH [online]. 2022, vol.25, n.2, pp. 123-134. ISSN 1516-0858.  http://dx.doi.org/10.57167/Rev-SBPH.v25.490.

Este estudo pretende traçar perfil sociodemográfico e caracterizar a vivência das mulheres que realizaram a interrupção da gravidez nos casos de violência sexual relacionando-as com a qualidade da assistência numa maternidade referência em aborto legal no norte de Santa Catarina. A pesquisa tem caráter descritivo exploratório. Será realizada pesquisa documental pela análise de prontuários de 2014 a 2020 e através da estatística descritiva simples. O perfil sociodemográfico foi predominantemente de mulheres na faixa etária de 22-30 anos (48.3%), brancas (89.7%), solteiras (65.52%), com ensino médio completo (48.3%), o autor é desconhecido (61.1%) e o uso da força física (50%) mais relatado. Em relação à assistência, as mulheres se sentiram acolhidas e houve resolutividade, mas ainda houveram algumas falhas referentes a julgamentos pessoais da equipe, informações em prontuário, atrasos no processo. É possível perceber o quanto a assistência interfere no estado emocional das mulheres e o quanto a escolha pelo aborto legal não se dá sem ambiguidade e sofrimento.

Palabras clave : aborto legal; violência sexual; qualidade da assistência à saúde; psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License