SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Algumas considerações sobre o espaço potencialCritérios de indicação para psicoterapia breve de crianças e pais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

RAMOS, Fabiana Pinheiro  y  NOVO, Helerina Aparecida. Representações sociais de governo, justiça e polícia: um estudo nas camadas média e popular da Grande Vitória/ES. Psicol. teor. prat. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp. 29-37. ISSN 1516-3687.

O objetivo do presente trabalho é analisar representações sociais de governo, justiça e polícia, em sujeitos das classes média e popular, de ambos os sexos, residentes na Grande Vitória/ES. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-dirigidas com oitenta e um sujeitos da classe média e sessenta da classe popular. Este trabalho é fruto de uma pesquisa mais ampla que apresentou diversos resultados, uma vez que os dados obtidos foram submetidos a análises qualitativas e quantitativas. No presente artigo será discutida a questão do descrédito nas instituições responsáveis por manter a ordem e a justiça (governo e polícia) e suas relações com a violência. De um modo geral, ambas as classes sociais pesquisadas parecem ter concepções semelhantes no que se refere a esses aspectos.

Palabras clave : Violência; Governo; Polícia; Justiça.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )