SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Government, justice and police social representation: a study in popular and middle classes in the great vitória regionalThe school/education psychology in the children education: a report on an experience with parents and educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

OLIVEIRA, Iraní Tomiatto de. Critérios de indicação para psicoterapia breve de crianças e pais. Psicol. teor. prat. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp. 39-48. ISSN 1516-3687.

Este trabalho visa discutir aspectos relevantes relacionados a critérios de indicação para psicoterapia psicodinâmica breve de crianças e pais. Faz um levantamento dos critérios adotados por autores que estudaram o tema e ressalta a necessidade de se levar em conta não só as características do paciente, mas também as do terapeuta e as do contexto onde se realiza o atendimento. No que se refere aos pacientes, sugere que sejam considerados entre os critérios de indicação: nível de dependência da criança, tipo e intensidade das expectativas que os pais têm em relação a esta criança, o quanto os pais se vêem envolvidos no problema, possibilidades dos pais de tolerar mudanças, possibilidades de estabelecer uma aliança terapêutica, condições ps íquicas e nível de desenvolvimento da criança.

Keywords : Psicoterapia Breve; Criança; Indicação Terapêutica; Pais; Relação Pais-Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )