SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Critérios de indicação para psicoterapia breve de crianças e paisCegueira inatencional e percepção pré-consciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

DELVAN, Josiane da Silva; RAMOS, Maria Cecília  e  DIAS, Morgana Brocardo. A psicologia escolar/educacional na educação infantil: o relato de uma experiência com pais e educadoras. Psicol. teor. prat. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp. 49-60. ISSN 1516-3687.

Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de estágio obrigatório em Psicologia escolar/educacional do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí que foi desenvolvido em uma instituição pública de Educação Infantil. O enfoque teórico utilizado abrange uma visão sócio-histórica do desenvolvimento e aprendizagem na infância. Aborda a importância das relações entre a escola, educadoras e os pais e qual o papel destes na educação da criança. Como estratégias para atingir os objetivos propostos foram utilizados murais informativos para as educadoras e encontros de orientação aos pais. Esta intervenção promove uma aproximação escola-pais, proporcionando a participação e a integração dos envolvidos no processo educativo.

Palavras-chave : Educação Infantil; Desenvolvimento; Criança; Pais; Educadoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )