SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Contribution of physical and artistic activitirs in the relationship adolescen/familyParents of disabled children: thoughts on motor rehabilitation orientation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANTA, Evelyn Hilda Diaz Altamirano  and  JEREISSATI, Luciana. A fisioterapia respiratória e o processo de hospitalização criança-mãe. Psicol. teor. prat. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp. 57-65. ISSN 1516-3687.

A maneira de abordar a criança no processo de saúde-doença tem mudado muito em decorrência de resultados de pesquisas nas áreas da saúde médica, humana e social. O proceesso de hospitalização nas unidades de enfermaria pediátrica não envolve somente a criança, mas também sua mãe, que muitas vezes ao acompanhá-la, internandose junto a ela, desestrutura totalmente uma família deixando em segundo plano seus outros filhos e o marido. Para um melhor sucesso no tratamento fisioterápico e menor recidiva na internação dessas crianças, a relação mãe-filho precisa estar estabelecida e fortalecida, fazendo com que essa mãe adquira responsabilidades no seguimento do tratamento de seu filho, ajudando a mantê-lo sempre que possível em tratamento domiciliar e/ou ambulatorial, estando sempre mais presente na construção de um futuro mais esperançoso e, acima de tudo, melhorando a sua qualidade de vida.

Keywords : Fisioterapia respiratória; Internação; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )