SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SAKAMOTO, Cleusa Kazue; LAPASTINI, Maria Alice Barbosa  e  SILVA, Sonia Maria da. A criatividade no psicodiagnóstico de Rorschach: uma possibilidade de enriquecimento à interpretação dos resultados. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 13-25. ISSN 1516-3687.

O Método de Rorschach apresenta estímulos para a realização de uma tarefa de estruturação cognitiva que propicia especialmente a imaginação. Sendo assim, a produção de respostas depende de aspectos objetivos e subjetivos que envolvem processos de atenção, percepção, análise lógica, tomada de decisão, ou seja, Criatividade. Desse ponto de vista, selecionamos alguns resultados obtidos nos protocolos de Rorschach, para encaminharmos uma discussão inicial sobre a proposição de indicadores criativos por ele oferecidos. A perspectiva de análise na qual podemos verificar a presença e qualidade no indivíduo da Capacidade Criativa pode representar um interessante enriquecimento às possibilidades interpretativas do perfil psicológico oferecido pelo Psicodiagnóstico de Rorschach.

Palavras-chave : Criatividade; Método de Rorschach; Psicodiagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )