SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A criatividade no psicodiagnóstico de Rorschach: uma possibilidade de enriquecimento à interpretação dos resultadosA importância da brincadeira: o discurso de crianças trabalhadoras e não trabalhadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OLIVEIRA, Denize Cristina de; FISCHER, Frida Marina; TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz  e  AMARAL, Mariana Almeida do. A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 27-39. ISSN 1516-3687.

As representações sociais são formas de conhecimento socialmente elaboradas e compartilhadas. A pesquisa teve como objetivo analisar os conteúdos da representação social do trabalho e da escola entre adolescentes trabalhadores e não trabalhadores do ensino médio da cidade de São Paulo. Foram realizados 21 grupos focais com uma amostra de 208 adolescentes, na faixa etária de 14 a 18 anos, cursando o ensino médio em uma escola pública da cidade de São Paulo. Para o processamento dos dados, foi utilizado um programa informático de análise de dados textuais denominado Alceste, versão 4.5, criado por Max Reinert. A análise foi executada dentro das três dimensões que configuram uma representação social. Nas classes associadas com o trabalho, encontrou-se uma contradição entre o reconhecimento do trabalho como valor moral e positivo e os problemas decorrentes de uma carga física e psicológica precoce do adolescente trabalhador. Os conteúdos de representação social do tema “escola” mostraram problemas de qualidade do ensino noturno, dificuldades cotidianas de relacionamento entre professores e alunos, bem como, ainda, a atuação do professor como coadjuvante das dificuldades do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Representação social; Adolescente; Escola; Trabalho; Alceste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )