SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The importance of playing activities: narratives of working and nonworking childrenThe place of playing in psychoanalysis of children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

PREBIANCHI, Helena Bazanelli. Medidas de qualidade de vida para crianças: aspectos conceituais e metodológicos. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 57-69. ISSN 1516-3687.

Nos últimos anos, o interesse pela qualidade de vida e sua avaliação cresceu também na Psicologia. A possibilidade da utilização de qualidade de vida como medida de significância clínica de resultados psicoterapêuticos tem motivado inúmeros estudos e o desenvolvimento de vários instrumentos, principalmente para adultos. A carência de trabalhos nessa área com foco na população infantil é destacada no presente artigo, bem como os principais aspectos conceituais e metodológicos do assunto. Apresentam-se reflexões sobre os critérios a ser utilizados na avaliação de medidas de qualidade de vida para crianças e as possíveis aplicações de tais medidas.

Keywords : Qualidade de vida; Avaliação; Crianças; Aspectos conceituais; Aspectos metodológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )