SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The place of playing in psychoanalysis of childrenA psychological view about the unemployment and the work relationship’s worsening author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANT'ANNA, Paulo Afrânio et al. A expressão de conflitos psíquicos em afecções dermatológicas: um estudo de caso de uma paciente com vitiligo atendida com o jogo de areia. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 81-96. ISSN 1516-3687.

Este artigo refere-se a um estudo de caso realizado com uma paciente portadora de vitiligo com o uso da terapia do jogo de areia (sandplay), a partir de um atendimento clínico breve. Apoiado no referencial teórico da psicologia analítica, que entende a doença como parte do movimento auto-regulador da psique, discute a natureza simbólica da pele e suas expressões patológicas. Ao longo das dez sessões realizadas, ocorreu uma evolução do quadro inicial por meio do deslocamento de sintomas e do incremento da capacidade imaginativa. Mediante a construção das cenas, aspectos sombrios da personalidade tornam-se mais conscientes. Características psicológicas descritas na literatura são observadas, como relação conflituosa com a figura materna, início dos sintomas após estresse emocional por perdas, dentre outros. No término das sessões, verificou-se a interrupção do desenvolvimento das manchas de vitiligo.

Keywords : Vitiligo; Jogo de areia; Psicologia analítica; Psicossomática; Pele.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )