SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O lugar do brincar na psicanálise de criançasUm olhar psicológico acerca do desemprego e da precariedade das relações de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SANT'ANNA, Paulo Afrânio et al. A expressão de conflitos psíquicos em afecções dermatológicas: um estudo de caso de uma paciente com vitiligo atendida com o jogo de areia. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 81-96. ISSN 1516-3687.

Este artigo refere-se a um estudo de caso realizado com uma paciente portadora de vitiligo com o uso da terapia do jogo de areia (sandplay), a partir de um atendimento clínico breve. Apoiado no referencial teórico da psicologia analítica, que entende a doença como parte do movimento auto-regulador da psique, discute a natureza simbólica da pele e suas expressões patológicas. Ao longo das dez sessões realizadas, ocorreu uma evolução do quadro inicial por meio do deslocamento de sintomas e do incremento da capacidade imaginativa. Mediante a construção das cenas, aspectos sombrios da personalidade tornam-se mais conscientes. Características psicológicas descritas na literatura são observadas, como relação conflituosa com a figura materna, início dos sintomas após estresse emocional por perdas, dentre outros. No término das sessões, verificou-se a interrupção do desenvolvimento das manchas de vitiligo.

Palavras-chave : Vitiligo; Jogo de areia; Psicologia analítica; Psicossomática; Pele.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )