SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The expression of psychological conflicts in dermatological infections: a case study of a vitiligo patient treated by sandplayCharacterization of the clientele of the school-clinic of psychology of the Universidade São Francisco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

PERES, Rodrigo Sanches; SILVA, Juliana Azevedo da  and  CARVALHO, Ana Maria Rodrigues de. Um olhar psicológico acerca do desemprego e da precariedade das relações de trabalho. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 97-110. ISSN 1516-3687.

O mundo do trabalho tem passado por intensas metamorfoses nas últimas décadas. A globalização, levada ao extremo na contemporaneidade, e seus subprodutos - elevação das taxas de desemprego e precarização das relações e condições de trabalho - vêm contribuindo para a marginalização dos sujeitos desprovidos de uma ocupação. O presente estudo possui um objetivo duplo, a saber: a) delinear o perfil dos desempregados e das vagas de trabalho disponibilizadas pelo mercado na cidade de Assis (SP) e região; e b) apresentar considerações psicológicas acerca do desemprego e das relações de trabalho no mundo contemporâneo. Os dados necessários para tanto foram coletados no Balcão de Empregos da cidade, e, inicialmente, analisados estatistica e quantitativamente. Posteriormente, tais dados foram interpretados por meio do referencial teórico de autores que propõem uma leitura crítica das transformações da conjuntura econômica moderna.

Keywords : Psicologia organizacional; Psicologia do trabalho; Globalização; Desemprego; Mercado de trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )