SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Um olhar psicológico acerca do desemprego e da precariedade das relações de trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

ROMARO, Rita Aparecida  y  CAPITAO, Claudio Garcia. Caracterização da clientela da clínica-escola de psicologia da Universidade São Francisco. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 111-121. ISSN 1516-3687.

Objetivou-se caracterizar a clientela que buscou atendimento psicológico na clínica- escola da Universidade São Francisco - Campus de São Paulo, entre 1995 e 2000, em função do gênero, faixa etária, escolaridade e adesão ao tratamento, utilizando-se uma metodologia retrospectiva documental, de consulta aos prontuários clínicos e às fichas de triagem e um levantamento das queixas apresentadas pelas crianças e adolescentes. Dos 590 pacientes atendidos nesse período, 42% pertenciam à faixa etária de 4-14 anos, 7,5% de 15-19 anos e 50,5%, acima de 20 anos. As principais implicações deste estudo dirigemse para a criação de serviços específicos que atendam à demanda por atendimento psicológico relativa às diversas faixas etárias, especialmente a adolescência e a terceira idade.

Palabras clave : Caracterização da clientela; Clínica-escola; Atendimento psicológico; Triagem psicológica; Saúde mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )