SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Pensamentos automáticos e ansiedade num grupo de jogadores de futebol de campoConhecimento em avaliação psicológica: um estudo com alunos de Psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

CAMPOS, Elisa Maria Parahyba; BACH, Cristiane  y  ALVARES, Margareth. Estados emocionais do paciente candidato a transplante de medula óssea. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 23-36. ISSN 1516-3687.

Quando o diagnóstico de câncer é acompanhado de uma indicação para transplante de medula óssea (TMO), pode-se levantar a hipótese de que sentimentos de insegurança e medo atinjam o paciente. O objetivo deste trabalho foi identificar estados emocionais presentes em sete pacientes com indicação para TMO, enquanto esperavam a realização do procedimento. Foi realizada a caracterização socioeconômica, aplicada às pranchas I e II do teste de apercepção temática (TAT) para pesquisar aspectos emocionais latentes, e uma entrevista semidirigida. Na análise dos resultados, optou-se pela utilização de metodologia qualitativa e referencial psicanalítico, sendo estabelecidas categorias abrangendo os principais aspectos presentes nas entrevistas. As pranchas do TAT foram analisadas isoladamente. Percebeu- se que o medo e a esperança foram constantes nos relatos dos pacientes, reforçando os resultados de pesquisas internacionais. Conclui-se que o pré-transplante é um momento de ambigüidade e confusão devido à sobrecarga emocional pela qual o paciente passa, sendo o atendimento psicológico fundamental para um enfrentamento adequado.

Palabras clave : Câncer; Psico-oncologia; Transplante de medula óssea; Teste de Apercepção Semântica (TAT); Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )