SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Estados emocionais do paciente candidato a transplante de medula ósseaRelato de uma experiência com adolescentes sobre o uso de drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NORONHA, Ana Paula Porto; BALDO, Camila Rafaela; BARBIN, Patrícia Fagnani  e  FREITAS, Joseane Vasconcellos de. Conhecimento em avaliação psicológica: um estudo com alunos de Psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 37-46. ISSN 1516-3687.

O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de estudantes de psicologia a respeito de conteúdos relacionados à avaliação psicológica. Participaram 180 alunos de 1º e 5º anos, de uma instituição de ensino do interior de São Paulo. Para a realização deste trabalho, foi elaborado um teste com 45 itens, com questões dicotômicas, cujo objetivo era investigar o conceito de avaliação, o uso de instrumentos e a aprendizagem de testes. Os resultados indicaram que houve diferença significativa entre os grupos de 1º e 5º anos em aproximadamente metade dos itens e que, de uma forma geral, os sujeitos do 5º ano obtiveram melhores desempenhos do que os do 1º.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Formação profissional; Ensino; Técnicas de avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )