SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Relato de uma experiência com adolescentes sobre o uso de drogasAvaliação do conceito de violência no ambiente escolar: visão do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ELYSEU JUNIOR, Sebastião. Complexo fraternal: a fonte do ciúme e da inveja. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 55-66. ISSN 1516-3687.

Neste artigo, procuramos discutir as dimensões do complexo fraternal e estabelecer os sentimentos, desejos e comportamentos invejosos e ciumentos, como manifestações diretas da vivência da rivalidade fraternal. Para atingirmos esses objetivos, discutimos inicialmente o conceito de energia libidinal, usando alguns conhecimentos sobre o processamento humano de informação, responsável pela geração de afetos e outras manifestações psíquicas. Depois, utilizamos informações que confrontam a dimensão que esse complexo e o complexo de Édipo têm para a psicanálise tradicional. Uma dessas confrontações deriva da existência de um comportamento instintivo de posse, fundamental para a sobrevivência e ao qual estão atrelados os sentimentos, desejos e comportamentos invejosos e ciumentos. Concluímos pela universalidade do complexo fraternal, pelo qual a criança mais nova disputa a sua mãe também com o seu pai, e pela eventualidade do complexo edípico, passível de existir só depois que a criança se torna mais velha.

Palavras-chave : Complexo de Édipo; Ciúme; Inveja.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )