SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Complexo fraternal: a fonte do ciúme e da invejaValidade de testes utilizados em seleção de pessoal segundo recrutadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

ANSER, Maria Aparecida Carmona Ianhes; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo  y  VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação do conceito de violência no ambiente escolar: visão do professor. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 67-81. ISSN 1516-3687.

A escola sofre os reflexos dos fatores de violência externos que têm gerado conflitos manifestados dentro da sala de aula, comprometendo o aprendizado e as relações interpessoais. Faz-se necessário investigar a concepção do professor acerca da violência. Pesquisou-se o conceito de violência e tipos presentes na realidade escolar do educador, segundo a rede de ensino, o nível de escolarização, a formação pedagógica, o nível de ensino em que atuam. A amostra foi constituída por 127 professores, com idade em média de 39 anos, do ensino fundamental, médio e universitário, da rede particular e pública do interior paulista. Utilizou-se um questionário para o levantamento dos tipos de violência e diferencial semântico para conceito de violência. Os resultados revelaram que tanto o conceito de violência quanto os aspectos que contribuem para sua incidência relacionam-se diretamente à violência social. Valores, relações humanas e aspectos socioeconômicos são as categorias que se destacaram como determinantes do conceito. Identificou-se a presença de agressão física, verbal e moral como tipos de violência, e o aluno como agente de tais ações. Outros estudos de intervenção são necessários visando a mudanças institucionais e educacionais.

Palabras clave : Violência; Violência escolar; Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )