SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Complexo fraternal: a fonte do ciúme e da invejaValidade de testes utilizados em seleção de pessoal segundo recrutadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ANSER, Maria Aparecida Carmona Ianhes; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo  e  VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação do conceito de violência no ambiente escolar: visão do professor. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 67-81. ISSN 1516-3687.

A escola sofre os reflexos dos fatores de violência externos que têm gerado conflitos manifestados dentro da sala de aula, comprometendo o aprendizado e as relações interpessoais. Faz-se necessário investigar a concepção do professor acerca da violência. Pesquisou-se o conceito de violência e tipos presentes na realidade escolar do educador, segundo a rede de ensino, o nível de escolarização, a formação pedagógica, o nível de ensino em que atuam. A amostra foi constituída por 127 professores, com idade em média de 39 anos, do ensino fundamental, médio e universitário, da rede particular e pública do interior paulista. Utilizou-se um questionário para o levantamento dos tipos de violência e diferencial semântico para conceito de violência. Os resultados revelaram que tanto o conceito de violência quanto os aspectos que contribuem para sua incidência relacionam-se diretamente à violência social. Valores, relações humanas e aspectos socioeconômicos são as categorias que se destacaram como determinantes do conceito. Identificou-se a presença de agressão física, verbal e moral como tipos de violência, e o aluno como agente de tais ações. Outros estudos de intervenção são necessários visando a mudanças institucionais e educacionais.

Palavras-chave : Violência; Violência escolar; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )