SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Avaliação do conceito de violência no ambiente escolar: visão do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

PEREIRA, Fabiana Marques; PRIMI, Ricardo  y  COBERO, Claudia. Validade de testes utilizados em seleção de pessoal segundo recrutadores. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 83-98. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve como objetivo listar os testes e métodos utilizados em seleção de pessoal em 34 empresas multinacionais e nacionais do Estado de São Paulo e comparálos com a literatura encontrada sobre os testes utilizados nos Estados Unidos, observandose, principalmente, a existência de estudos de validade preditiva. Os resultados demonstram alta freqüência de utilização do Teste de Wartegg (15,2%) e Dinâmica de Grupo (15,2%). Além disso, há uma contradição em como os recrutadores compreendem validade, já que muitos descrevem utilizar determinados testes pela sua validade, mesmo não existindo estudos empíricos sobre essa característica dos testes citados. Os resultados deste estudo chamam atenção para um problema que precisa ser solucionado, na formação do profissional, para que se possa estabelecer uma prática mais competente no que se refere à avaliação psicológica no contexto organizacional.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Validade; Seleção de pessoal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )