SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Eu confio no meu marido: estudo da representação social de mulheres com parceiro fixo sobre prevenção da AIDS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

FORMIGA, Nilton Soares. O tipo de orientação cultural e sua influência sobre os indicadores do rendimento escolar. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 13-29. ISSN 1516-3687.

Este artigo tem como objetivo avaliar a relação entre o tipo de orientação cultural (individualista ou coletivista) e indicadores de rendimento escolar. A identificação das causas do rendimento escolar tem enfocado aspectos socioeconômicos, psicológicos e sociológicos; tal problema se insere num contexto mais amplo, considerando outras variáveis capazes de responder melhor essa questão. Participaram 710 sujeitos dos níveis fundamental e médio, de ambos os sexos e de idade entre 11 e 21 anos. Aplicaram-se os instrumentos sobre os atributos de individualismo e coletivismo, os indicadores de rendimento acadêmico (horas dedicada aos estudos, autopercepção como estudante e nota no final do semestre) e de caracterização sociodemográfica. Com os resultados encontrados, foi possível considerar a importância das dimensões culturais quando se trata do rendimento escolar, caracterizando novas perspectivas para relação ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Rendimento escolar; Individualismo; Atitudes; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )