SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1O tipo de orientação cultural e sua influência sobre os indicadores do rendimento escolarConstrução de uma escala de ansiedade para pacientes de ambulatório: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GIACOMOZZI, Andréia Isabel  e  CAMARGO, Brigido Vizeu. Eu confio no meu marido: estudo da representação social de mulheres com parceiro fixo sobre prevenção da AIDS. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 31-44. ISSN 1516-3687.

O presente estudo refere-se às representações sociais de mulheres com parceiro fixo sobre sexualidade e prevenção a AIDS. A incidência de AIDS tem aumentado entre indivíduos com relações heterossexuais estáveis em regime de conjugalidade, e, em se tratando de mulheres, a maioria tem se contaminado por intermédio do parceiro. O objetivo da pesquisa foi verificar como as mulheres com relacionamento fixo elaboram suas representações sociais sobre AIDS e se isso tem repercussão nas suas práticas de prevenção à doença. Trata-se de um estudo descritivo, no qual foi empregada a técnica de observação indireta por meio de entrevistas “semidiretivas”. Foram entrevistadas 20 mulheres entre 30 e 40 anos que mantinham relações fixas em regime de conjugalidade no momento da entrevista. Para a análise do material coletado, foi utilizado um software de análise quantitativa de dados textuais (ALCESTE). Os resultados demonstraram que as mulheres mostramse conhecedoras da doença e informadas a respeito de práticas preventivas, não apresentando, porém, o uso de proteção no seu relacionamento conjugal em virtude de um sentimento de segurança no casamento e da confiança no parceiro. Verificou-se também uma divisão de duas instâncias: a da casa, onde elas se encontram mais seguras, e a da rua, que segundo elas é onde as pessoas que não têm um relacionamento fixo estariam mais expostas ao vírus do HIV.

Palavras-chave : Representações sociais; Sexualidade; Mulheres; AIDS; Conjugalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )