SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1I trust my husband: research of social representations of women in a closed relationship about AIDS preventionThe violent couple dynamic evaluation and its influence under the children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

OLIVEIRA, José Carlos da Silva  and  SISTO, Fermino Fernandes. Construção de uma escala de ansiedade para pacientes de ambulatório: um estudo exploratórioThe construction of an anxiety scale for ambulatory patients: a exploratory study. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 45-57. ISSN 1516-3687.

O presente trabalho teve como objetivo estudar a possibilidade de construção de uma escala para avaliar a ansiedade de pessoas em ambulatório. Participaram 636 pacientes, atendidos no ambulatório pelos serviços de saúde de um hospital universitário, nas áreas de Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia, com idades entre 25 e 50 anos. O instrumento foi composto por 57 frases e, em uma primeira análise, 13 fatores foram identificados. Como esse primeiro resultado forneceu pouca possibilidade de explicação do fenômeno observado, algumas frases foram eliminadas, e realizou-se uma segunda análise fatorial, impondo-se a configuração de três fatores. Eliminando-se os itens com saturação inferior a 0,40, chegou-se a 39 frases com três fatores. O núcleo do fator 1 foi interpretado como apreensão, aflição; o núcleo do fator 2 foi interpretado como medo, ameaça e o núcleo do fator 3 foi interpretado como reações emocionais positivas de enfrentamento de situações ansiolíticas. Das três subescalas, a que apresentou menor fidedignidade por alfa foi a do fator 3 e a que apresentou maior fidedignidade foi a do fator 1. Para a escala geral a precisão por alfa apresentou um coeficiente bastante aceitável.

Keywords : Avaliar; Ansiedade; Análise fatorial; Hospital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )