SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Construção de uma escala de ansiedade para pacientes de ambulatório: um estudo exploratórioReflections about Judicial Psychology and its panorama in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANTOS, Larissa Viana dos  and  COSTA, Liana Fortunato. Avaliação da dinâmica conjugal violenta e suas repercussões sobre os filhos. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 59-72. ISSN 1516-3687.

Este trabalho teve como objetivo geral avaliar como funcionam os subsistemas quando se dá a interação violenta na família, focando a violência no casal. Utilizou-se a Teoria dos Sistemas e a Terapia Familiar para coletar, analisar e discutir os dados, por meio de uma interpretação clínica. Esta é uma pesquisa qualitativa que enfatizou a intensidade e o processo da investigação, por meio de um estudo de caso de uma família, encaminhada pata atendimento pela justiça. Os instrumentos utilizados foram: descrições das seis primeiras sessões observadas durante a fase de avaliação familiar e colagem sobre a família. Pode-se perceber uma dinâmica familiar com comunicação inadequada, dada a dificuldade de simbolizar a insatisfação com o relacionamento e o uso da violência como recurso de comunicação. Ficou clara a presença de uma relação triangulada entre o casal e as dificuldades que as crianças enfrentam em se desenvolver adequadamente quando presenciam cenas de violência na família. Este trabalho possibilitou a compreensão da amplitude de um atendimento terapêutico, a partir da criação de um espaço para a participação da família ampliada, e também da importância de um trabalho conjunto entre a Justiça e a Psicologia no que se refere à violência intrafamiliar.

Keywords : Família; Violência conjugal; Terapia familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )