SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Julgamento de estados emocionais em faces esquemáticas por meio da música por crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; GUTSCHOW, Cláudia Regina Danelon  y  CAPOVILLA, Fernando César. Habilidades cognitivas que predizem competência de leitura e escrita. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 13-26. ISSN 1516-3687.

Para identificar habilidades cognitivas capazes de predizer desempenhos ulteriores em leitura e escrita, 54 crianças de pré-escola e de 1ª. série foram avaliadas em vocabulário, consciência fonológica, seqüenciamento, memória fonológica, memória visual, cópia de figuras, aritmética e qualidade da escrita; e, dez meses depois, em leitura e escrita. Análises de regressão para verificar quais habilidades melhor predizem leitura e escrita identificaram as seguintes boas preditoras: aritmética, memória fonológica, vocabulário, consciência fonológica e seqüenciamento. Não houve correlação significativa de leitura e escrita com habilidades de processamento visual ou motor, exceto entre escrita e memória visual. O estudo corroborou a hipótese do déficit fonológico e forneceu validação preliminar de instrumentos e diretrizes para detectar crianças em risco, o que possibilita intervenção precoce eficaz.

Palabras clave : leitura; escrita; processamento fonológico; alfabetização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )