SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Cognitive skills that predict competencies in reading and spellingDoes psychoanalysis interest to the study of cognition? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

BUENO, Viviane Freire  and  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Julgamento de estados emocionais em faces esquemáticas por meio da música por crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 27-36. ISSN 1516-3687.

O presente artigo avaliou o julgamento de emoções musicais por crianças pré-escolares e escolares. Utilizaram-se faces esquemáticas que representam os sentimentos de: alegria, raiva, medo, tristeza e espanto como instrumento não-verbal no julgamento de 14 trechos de músicas populares de estilos diferentes. A amostra foi constituída por 82 crianças com idade entre 5 e 9 anos. Cada criança deveria apontar a face que melhor representava a emoção expressa na música que havia ouvido. Resultados indicam que os fatores que apresentaram influência significativa nas escolhas das músicas pelos participantes foram a idade e o estilo de música. Crianças de todas as faixas etárias julgaram corretamente as cinco emoções nas músicas e a taxa de acerto aumenta com a idade. O padrão de julgamento por crianças de emoções expressas em músicas populares foi semelhante ao de outros estudos com músicas eruditas.

Keywords : julgamento; estados emocionais; expressões faciais; música; criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )