SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Does psychoanalysis interest to the study of cognition?Employability: what do university students understand about it ? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

GUERRA, Valeschka M. et al. Inventário de ambivalência em relação aos homens: adaptação brasileira e relação com o gênero. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 47-61. ISSN 1516-3687.

As atitudes sexistas constituem um construto importante para compreender as relações interpessoais estabelecidas no cotidiano. A escassez de informação a respeito motivou a presente pesquisa, cujos objetivos foram adaptar para o contexto brasileiro o Inventário de Ambivalência perante os Homens e, em seguida, verificar a existência de diferenças de gênero com relação a estas atitudes. Participaram 205 estudantes universitários, com idade média de 20,8 (DP = 3,62), sendo a maioria do sexo feminino (51%). Estes responderam ao Inventário de Ambivalência perante os Homens (IAH), além de questões de caráter sociodemográfico. Os resultados confirmaram a estrutura bifatorial da medida, representada pelos fatores hostil (alfa = 0,80) e benevolente (alfa = 0,69). Conforme esperado teoricamente, foram encontradas diferenças significativas nas médias do sexismo hostil e benevolente de acordo com o gênero, variável que demonstrou ser importante para a análise dos resultados de ambos os fatores.

Keywords : inventário; sexismo; gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )