SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Inventário de ambivalência em relação aos homens: adaptação brasileira e relação com o gêneroRepresentações sociais de profissionais do sexo sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e contracepção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MARIN RUEDA, Fabián Javier; MARTINS, Luciana Julio  e  CAMPOS, Keli Cristina de Lara. Empregabilidade: o que os alunos universitários entendem sobre isto?. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 63-73. ISSN 1516-3687.

A empregabilidade pode ser entendida como as ações empreendidas pelas pessoas para desenvolver habilidades e buscar conhecimentos favoráveis, com vistas a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal. Nesse sentido, este trabalho verificou o que os estudantes universitários conhecem sobre o conceito de empregabilidade e levantou suas ações para adquirirem-na. Foram sujeitos da pesquisa 254 estudantes universitários do último ano dos cursos de Psicologia, Administração de Empresas e Engenharia Civil de uma universidade particular no interior do Estado de São Paulo. Foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores contendo duas questões, sendo uma de múltipla escolha e outra aberta. Os resultados mostraram que os alunos dos três cursos possuíam discernimento em relação ao conceito e que, embora existissem peculiaridades em cada curso, pareceu haver convergência no que diz respeito às ações empreendidas para a conquista da empregabilidade.

Palavras-chave : empregabilidade; mercado de trabalho; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )