SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Representações sociais de profissionais do sexo sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e contracepção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra; CAMPANELLI, Eloísa Amicucci  e  BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria. A importância da humanização profissional no diagnóstico das deficiências. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 89-99. ISSN 1516-3687.

A humanização tem sido estudada no âmbito da saúde visando proporcionar um tratamento que leve em conta a totalidade do indivíduo. A humanização em saúde pode ser definida como o resgate do respeito à vida humana, levando-se em conta as circunstâncias sociais, éticas, educacionais, psíquicas e emocionais presentes em todo relacionamento. Ao se falar do momento diagnóstico de uma deficiência acredita-se que a humanização torna-se importante, pois estudos apontam que a atitude do profissional frente à família pode amenizar o choque causado pela notícia. Este trabalho tem como objetivo a reflexão sobre a importância da humanização dos profissionais presentes no momento em que o diagnóstico de uma deficiência é comunicado à família ou aos cuidadores. O método consistiu de revisão bibliográfica sobre humanização, diagnóstico e deficiência e de entrevista semi-estruturada, com duração de uma hora, realizada com a irmã de uma pessoa com Síndrome de West. Foi constatado que a notícia do diagnóstico neste caso não foi realizada de forma adequada, pois o profissional não adotou uma atitude humanizada frente à família, sendo assim incapaz de conter a angústia e o choque da mesma. Além disso, percebe-se que por se tratar de momento de extrema importância para a manutenção posterior do tratamento e para o estabelecimento do vínculo entre família-paciente-equipe de saúde, é necessário que a formação profissional na área da saúde contemple uma visão global do indivíduo. É preciso que haja uma busca para um atendimento humanizado e não massificado tanto no sistema privado de atendimento à saúde quanto no público. No diagnóstico das deficiências a humanização é importante, pois o vínculo estabelecido entre profissional da saúde e familiares, no caso do diagnóstico das deficiências influenciará as atitudes familiares posteriores frente ao indivíduo com deficiência.

Palavras-chave : comunicação; transtornos do desenvolvimento infantil; desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )