SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 special issuePedagogy, future and freedom: the school institution as represented by teachers, parents and students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

VALENCIA, José Francisco  and  LARRANAGA, Maider. Representaciones sociales y paro femenino: ¿significados compartidos en proceso de transformación?. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.spe, pp. 17-30. ISSN 1516-3687.

Algumas pesquisas trabalham a problemática do desemprego a partir de uma perspectiva puramente econômica, enfatizando o número de grevistas. Entretanto, outros estudos abordam as conseqüências do desemprego sobre o indivíduo. A abordagem desse fenômeno a partir da teoria das representações sociais resulta de especial interesse em países de antiga tradição industrial, nos quais o desemprego se encontra no centro do debate público. Se, além disso, consideramos o peso específico que ocupam as mulheres dentro da população em greve, aproximar-se das opiniões e dos discursos pode resultar esclarecedor. Os resultados mostram a singularidade do desemprego feminino. A transformação da representação social do desemprego para integrar as novas práticas derivadas da incorporação da mulher ao mundo do trabalho assalariado resiste a mudanças, dando lugar a um sistema condicional no qual se entrecruzam os sistemas normativos: o sistema da igualdade e o sistema da divisão de papéis.

Keywords : Representações sociais; Desemprego; Núcleo central da representação social.

        · abstract in English     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )