SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialRepresentaciones sociales y paro femenino: ¿significados compartidos en proceso de transformación?Questionando o futuro: as representações sociais de jovens estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OLIVEIRA, Denise Cristina de et al. Pedagogia, futuro e liberdade: a instituição escolar representada por professores, pais e alunos. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.spe, pp. 31-47. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve como objetivo identificar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de professores, pais e alunos do ensino fundamental e médio sobre a instituição escolar e o processo de escolarização formal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais. O material coletado foi submetido à análise lexical, análise de evocações livres e análise de similitude. Os resultados indicam a presença de representações diferentes nos grupos estudados. Para os professores, a escola é vista como locus pedagógico; para os pais, a instituição de ensino se apresenta como única possibilidade de futuro para as crianças; para as crianças, a escola é representada como possibilidade de liberdade por meio do conhecimento. Conclui-se que se trata de um processo de estranhamento entre imagens distintas sobre a instituição de ensino, atreladas às práticas cotidianas dos sujeitos, que legitimam as ações de aceitação/rejeição da própria instituição escolar.

Palavras-chave : Instituição escolar; Representação social; exclusão social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )