SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialQuestionando o futuro: as representações sociais de jovens estudantesA representação social do trabalho do enfermeiro na programação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de  e  FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Representações sociais da atuação do enfermeiro psiquiátrico no cotidiano. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.spe, pp. 67-78. ISSN 1516-3687.

Captar a atuação cotidiana do profissional enfermeiro e suas representações sociais no contexto institucional psiquiátrico foi o objetivo desta pesquisa. Utilizou-se instrumento projetivo (TSC) com 16 cenas que retratam a atuação do enfermeiro no contexto institucional. Os sujeitos foram 17 enfermeiros assistenciais de cinco instituições psiquiátricas do município de Ribeirão Preto e 17 enfermeiros doutorandos em Enfermagem Psiquiátrica, atendendo aos critérios éticos. Os achados foram submetidos à análise de conteúdo e à análise léxica do ALCESTE, com o suporte teórico das representações sociais. Os resultados mostram que o enfermeiro atua junto ao doente mental utilizando-se de artifícios mediados pelas relações técnicas, interpessoais, interacionais e institucionais. Considerando as permanências e diversidades de sua atuação, observa-se o afastamento do enfermeiro do objeto central do seu trabalho, o doente mental. Os elementos periféricos sustentam sua posição. Emanam desses resultados as representações sociais polêmicas, mediadas pela teoria implícita da dissonância cognitiva.

Palavras-chave : Enfermagem; Saúde mental; Representações sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )