SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialA representação social do trabalho do enfermeiro na programação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MARQUES, Sergio Corrêa; OLIVEIRA, Denize Cristina de  e  GOMES, Antonio Marcos Tosoli. AIDS e representações sociais: uma análise comparativa entre subgrupos de trabalhadores. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.spe, pp. 91-104. ISSN 1516-3687.

O presente trabalho teve como objetivos: identificar e analisar os conteúdos e a estrutura da representação social da AIDS dos trabalhadores de um hospital universitário; e comparar a estrutura da representação social da AIDS entre subgrupos, a partir da variável idade. A amostra foi constituída por 366 trabalhadores que atuam num hospital universitário da cidade do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de associação livre e a análise pela técnica do quadro de quatro casas. O resultado mostrou que o significado da AIDS para esses sujeitos é fortemente marcado por elementos negativos, traz uma dimensão imagética associada à morte e reflete o posicionamento dos sujeitos por emoções e atitudes como sofrimento, medo e preconceito. A comparação dos subgrupos não configura representações sociais distintas, porém, mostra diferenças na importância atribuída em alguns conteúdos dessa representação.

Palavras-chave : Trabalhadores; AIDS; Representação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )