SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialA representação social do trabalho do enfermeiro na programação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MARQUES, Sergio Corrêa; OLIVEIRA, Denize Cristina de  e  GOMES, Antonio Marcos Tosoli. AIDS e representações sociais: uma análise comparativa entre subgrupos de trabalhadores. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.spe, pp.91-104. ISSN 1516-3687.

O presente trabalho teve como objetivos: identificar e analisar os conteúdos e a estrutura da representação social da AIDS dos trabalhadores de um hospital universitário; e comparar a estrutura da representação social da AIDS entre subgrupos, a partir da variável idade. A amostra foi constituída por 366 trabalhadores que atuam num hospital universitário da cidade do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de associação livre e a análise pela técnica do quadro de quatro casas. O resultado mostrou que o significado da AIDS para esses sujeitos é fortemente marcado por elementos negativos, traz uma dimensão imagética associada à morte e reflete o posicionamento dos sujeitos por emoções e atitudes como sofrimento, medo e preconceito. A comparação dos subgrupos não configura representações sociais distintas, porém, mostra diferenças na importância atribuída em alguns conteúdos dessa representação.

Palavras-chave : Trabalhadores; AIDS; Representação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )