SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A afetividade na organização do raciocínio humano: uma breve discussãoMulheres encarceradas e espaço prisional: uma análise de representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

HOFFMANN, Fernanda Silva; ZOGBI, Hericka; FLECK, Patrícia  e  MULLER, Marisa  Campio. A integração mente e corpo em psicodermatologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 51-60. ISSN 1516-3687.

Percebemos hoje um incremento dos estudos que envolvem a integração entre os aspectos médicos e psicológicos, ou seja, entre as questões do corpo e do psíquico. Dessa forma, esse artigo se propõe a revisar os achados teóricos relacionados à Psicodermatologia, permitindo ainda uma reflexão crítica a respeito do tema e de seus novos rumos. Sabe-se que a Psicodermatologia é o ramo que se dedica ao estudo e tratamento de problemas dermatológicos que são causados e/ou influenciados por fatores psicológicos. As ligações que existem com o sistema nervoso tornam a pele altamente sensível a emoções, independente da nossa consciência. Assim, a pele, muitas vezes, expressa os nossos sentimentos mesmo quando não estamos cientes deles. Fica-nos, então, a idéia de que ao falarmos de doenças de pele devemos considerar o ser humano como um ser integrado, no qual aspectos sociais, biológicos e psicológicos interagem constantemente.

Palavras-chave : Psicodermatologia; Psicologia da saúde; Pele; Psicossomática; Integração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )