SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1An integration mind and body in psychodermatologyYoung offenders: a review of risk factors for criminal Behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FRINHANI, Fernanda de Magalhães Dias  and  SOUZA, Lídio de. Mulheres encarceradas e espaço prisional: uma análise de representações sociais. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 61-79. ISSN 1516-3687.

A pesquisa objetivou investigar representações sociais do espaço prisional entre detentas de uma Penitenciária Estadual Feminina. Optamos pela entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistadas dez detentas, utilizando um roteiro focalizando: dados sócio-demográficos; momento do crime; funções da pena; relação familiar antes e depois do encarceramento; vida antes do encarceramento; dia-a-dia na penitenciária; visão do tratamento recebido; maiores dificuldades da prisão e projetos futuros. Os dados foram organizados a partir da análise de conteúdo, e revelaram que as práticas e vivências prisionais compartilhadas são fundamentais para a construção e transformação das representações sobre o universo prisional. Revelou-se o uso de estratégias que permitem suportar o estar na prisão, assim como características de gênero e crença na recuperação.

Keywords : Mulher; Prisão; Representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )