SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracionalA nomeação de figuras como facilitadora do ler e escrever em crianças com dificuldade de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

Teoria social e dialógica do sujeito. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 97-106. ISSN 1516-3687.

Este ensaio apresenta a teoria social e dialógica do sujeito elaborada pelo filósofo pragmatista e psicólogo social norte-americano George Herbert Mead. Nessa teoria, a ação comunicativa-participante - a ação social que envolve o compartilhamento de significados - é a base social da formação da linguagem, da mente e do sujeito. Mead concebe o sujeito como uma relação envolvendo o I e o me - o eu e o me. O me é o sujeito social ou o reprodutor da ordem social. O eu é o sujeito, não somente biológico ou impulsivo, mas também observador, cognitivo, crítico e agente de mudança social. A cognição surge dessa relação e se desenvolve como processo de controle do impulso e de deliberação reflexiva e moral. À guisa de conclusão, mostra-se em que sentido o comportamentalismo social-cognitivo de Mead, orientado pelo pragmatismo filosófico, pode contribuir para a abordagem cognitivo-comportamental.

Palavras-chave : Ação comunicativa; Outro generalizado; Sujeito dialógico; Pragmatismo; Comportamentalismo social-cognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )