SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Teoria social e dialógica do sujeitoO papel da intimidade na relação terapêutica: uma revisão teórica à luz da análise clínica do comportamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MEDEIROS, José Gonçalves  y  NOGUEIRA, Melissa Fecury. A nomeação de figuras como facilitadora do ler e escrever em crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 107-126. ISSN 1516-3687.

O presente artigo descreve um procedimento de matching-to-sample em que os participantes (Ps ou P), crianças de ambos os sexos, apresentavam dificuldades em ler e escrever. Numa das fases de ensino, os participantes (Ps) do grupo experimental (GE) foram ensinados a identificar as figuras de generalização e, na fase de sonda, tinham que nomeá-las, antes de ler a palavra de generalização relativa à figura que foi nomeada. Procurou-se, com isso, verificar se os Ps desse grupo apresentavam desempenho superior aos do GC que não as nomeavam. Os Ps de ambos os grupos formaram classes emergentes de resposta e atingiram 100% de acerto nos testes. Quatro Ps do GE formaram classes emergentes de resposta, com apenas um participante (P) apresentando índices percentuais inferiores em relação aos demais Ps do mesmo grupo. Enquanto que, no GC, observou-se um índice percentual de acerto mais baixo em dois Ps, e apenas dois estabeleceram classes emergentes de resposta com índices percentuais de acerto elevados; os Ps do GE, ainda, alcançaram resultados mais elevados em relação aos Ps do GC durante os testes de equivalência e nas sondas AC; nos testes de ditado apenas um P do GE apresentou resultados inferiores em relação aos demais Ps do mesmo grupo, no GC dois Ps apresentaram resultados considerados baixos em relação a todos os demais Ps de ambos os grupos e, nos testes de leitura das palavras de generalização, os desempenhos foram mais semelhantes. A nomeação mostrou-se facilitadora na formação e expansão de classes emergentes de resposta com o ensino da identificação de figuras, posteriormente relacionadas às respectivas palavras de generalização.

Palabras clave : Nomeação; Classes emergentes de resposta; Equivalência; Exclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )