SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A nomeação de figuras como facilitadora do ler e escrever em crianças com dificuldade de aprendizagemTerapia de grupo embasada em psicoterapia analítica funcional como abordagem terapêutica para dor crônica: possibilidades e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

O papel da intimidade na relação terapêutica: uma revisão teórica à luz da análise clínica do comportamento. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 127-136. ISSN 1516-3687.

O presente trabalho, baseando-se na Análise Clínica do Comportamento, reflete sobre como o estabelecimento de uma audiência não-punitiva, por parte do terapeuta, pode promover a ocorrência de episódios íntimos na relação terapêutica. Episódios íntimos envolvem vulnerabilidade interpessoal, o que significa que a pessoa abre-se à possibilidade de crítica ou rejeição. Argumentamos que o ambiente terapêutico facilita episódios íntimos que podem culminar numa relação potencialmente curativa, que pode promover transformações importantes no repertório do cliente. A partir de exemplos de vinhetas, propomos entender a intimidade como um processo de interação dinâmica, cujo estudo, de um ponto de vista behaviorista radical, contribui para a compreensão de mudanças terapêuticas que podem ocorrer num tratamento psicológico estritamente verbal.

Palavras-chave : Terapia comportamental; Epistemologia; Análise funcional; Análise clínica do comportamento; Relação terapeuta-cliente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )