SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O papel da intimidade na relação terapêutica: uma revisão teórica à luz da análise clínica do comportamentoAnorexia nervosa e bulimia nervosa: a abordagem cognitivo-construtivista de psicoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FERRO, Cristina Lemes Barbosa. Terapia de grupo embasada em psicoterapia analítica funcional como abordagem terapêutica para dor crônica: possibilidades e perspectivas. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 137-151. ISSN 1516-3687.

As implicações da dor crônica na vida de pacientes são complexas e profundas, e atingem a maneira de se ver e de ver os outros, sua sensação de dignidade e sua capacidade de enfrentar a existência. Este artigo descreve uma terapia comportamental de grupo diferente das tradicionais, no sentido que o foco não está em primeiro lugar no ensino de estratégias de coping, mas simultaneamente (1) em aspectos da vivência privada da dor: a experiência de si mesmo com as suas limitações, suas perspectivas e seu projeto de vida; (2) na dimensão interpessoal: a função e o significado da dor nas interações face-a-face, como afeta relações íntimas, a convivência na família e outros ambientes; e (3) na dimensão social mais ampla onde entram o estigma e o status especial conferidos em função da dor crônica, suas conseqüências empregatícias e seu papel como membro da sociedade. A abordagem da Psicoterapia Analítica Funcional para dor crônica pretende ir além de treinar habilidades, e ser um contexto para aprender com a experiência em si mesma: ampliar a interpretação das queixas e explorar o contexto subjetivo e interpessoal para possibilidades inesperadas de melhora.

Palavras-chave : Dor crônica; Terapia de grupo; Psicoterapia analítico-funcional; Análise clínica do comportamento; Relação terapeuta-cliente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )