SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Functional analytic psychotherapy enhanced group therapy as therapeutic approach for chronic pain: possibilities and perspectivesTherapy by contingencies of reinforcement: a case study about child depression and and “delusional speech” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

Anorexia nervosa e bulimia nervosa: a abordagem cognitivo-construtivista de psicoterapia. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 153-165. ISSN 1516-3687.

Dos transtornos alimentares, a anorexia nervosa e a bulimia nervosa são os que mais têm levado pacientes adolescentes, geralmente do sexo feminino, a buscar ajuda. Tal ajuda ocorre por meio do tratamento fornecido por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. A Psicoterapia tem se mostrado um dos componentes mais eficazes para a melhora das pacientes com bulimia nervosa e para os casos de anorexia nervosa cujos estudos ainda se fazem necessários. Assim, o objetivo do texto será discutir: (a) os preceitos envolvendo as bases teórico-práticas das abordagens cognitivo-construtivistas; (b) as características psicológicas mais comuns dos referidos pacientes; (c) os programas de atendimento (protocolos) desenvolvidos pelos autores e (d) as conclusões gerais da prática clínica envolvendo os resultados e outras considerações.

Keywords : Anorexia nervosa; Bulimia nervosa; Abordagem cognitivo-construtivista; Tratamento em psicoterapia; Anorexia nervosa; Bulimia nervosa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )