SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Anorexia nervosa e bulimia nervosa: a abordagem cognitivo-construtivista de psicoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

Terapia por contingências de reforçamento: um estudo de caso sobre depressão infantil e "fala alucinatória". Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 167-183. ISSN 1516-3687.

O presente relato de caso ilustra o processo terapêutico, conduzido de acordo com a Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), com Cacá, 12 anos, e os pais. As queixas eram de depressão, dificuldade no relacionamento social e “fala alucinatória”. Os procedimentos terapêuticos empregaram o esquema de reforçamento diferencial de outro comportamento (DRO), modelando e fortalecendo uma gama ampla de comportamentos desejados, incompatíveis ou alternativos aos indesejados, sem lidar diretamente com os comportamentos da queixa inicial e sem utilizar procedimentos punitivos. Os resultados revelaram que Cacá e os pais mudaram os comportamentos sob influência de procedimentos de reforçamento positivo e as relações afetivas entre eles se fortaleceram.

Palavras-chave : Depressão infantil; Reforçamento positivo; Terapia por contingências de reforçamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )