SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2An attempt to the systematization of essencials contents of historical cultural approachPlaying preference of a sample of children and adolescents in the city of Vitória author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANTOS, Maira Elisabete dos; NASCIMENTO-SCHULZE, Clélia Maria  and  WACHELKE, João Fernando Rech. A exposição itinerante enquanto promotora de divulgação científica: atitudes, padrões de interação, e percepções dos visitantes. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 49-86. ISSN 1516-3687.

A presente pesquisa, voltada para os fenômenos da interação social e das atitudes, investigou a contribuição de uma exposição sobre paradigmas de meio ambiente para a divulgação científica em dois aspectos: como é relação entre as atitudes dos visitantes sobre seus conteúdos e os padrões de interação apresentados? Como se estabelece a percepção dos conteúdos e aspectos estruturais da exposição? Participaram do estudo 151 alunos do ensino médio de duas escolas florianopolitanas. Durante a visita à exposição, os sujeitos observaram fotos, banners e vídeos, responderam uma escala de atitudes frente ao novo paradigma ambiental e perguntas abertas sobre a exposição. Foram realizadas observações das interações durante a visita, medidas das atitudes e análise de conteúdo das questões abertas. Observou-se coerência entre as atitudes dos sujeitos e os tipos de interações apresentados. As respostas abertas indicaram que os sujeitos aprovaram a iniciativa e perceberam mensagens compatíveis com as intencionadas pelos organizadores.

Keywords : Interação social; Difusão da ciência; Meio ambiente; Representações sociais; Atitudes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )