SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Preferência lúdica de uma amostra de crianças e adolescentes da cidade de VitóriaValores humanos e condutas anti-sociais e delitivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

DEKANEY, Elisa Macedo  e  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Tolerância cultural e preferência musical: de curso interdisciplinar sobre julgamento estético em estudantes. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 115-133. ISSN 1516-3687.

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de lições interdisciplinares sobre o julgamento estético de músicas africanas e asiáticas. Participaram do estudo 9 músicos caucasianos matriculados em um programa de pós-graduação em educação musical. Foram obtidos os escores de preferência musical para 7 trechos de música africana e 7 de músicas asiáticas antes e depois de aulas interdisciplinares. As aulas apresentaram informações sobre geografia, história, estudos sociais e música dos continentes africano e asiático. Resultados mostraram que os sujeitos avaliaram os dois tipos de música como sendo igualmente atraentes no pré-teste. No entanto, apenas os trechos de música africana foram julgadas como sendo mais agradáveis após as aulas interdisciplinares. Assim, tais resultados podem ser explicados pela maior familiaridade com o ritmo das músicas africanas, pelos participantes do estudo e pela falta de familiaridade com os quartos-de-semi-tons presentes nas músicas vocais asiáticas.

Palavras-chave : Música; Tolerância; Estética musical; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )