SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Tolerância cultural e preferência musical: de curso interdisciplinar sobre julgamento estético em estudantesViolência conjugal em uma perspectiva relacional: homens e mulheres agredidos/agressores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FORMIGA, Nilton Soares  e  GOUVEIA, Valdiney V.. Valores humanos e condutas anti-sociais e delitivas. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 134-170. ISSN 1516-3687.

O problema da violência entre os jovens tem chamado atenção das mais diversas perspectivas teóricas quanto à sua explicação. Os valores humanos têm sido um construto que vem contribuindo para a predição desse fenômeno. Setecentos e dez jovens, ambos os sexos e idades entre 15 e 22 anos, participaram do estudo, respondendo a escala de condutas anti-sociais e delitivas, Questionário dos Valores Básicos e questões sócio-demográficas. Investir em valores que visam o individualismo pode fomentar uma maior freqüência das condutas desviantes entre os jovens, já os valores que estimulam o comportamento dentro de normas sociais mais coletivistas podem contribuir com uma diminuição de condutas anti-sociais e delitivas.

Palavras-chave : Valores humanos; Delinqüência; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )