SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Human values and antisocial and criminal behaviorsSolving problem in attention ambulatorial of schizophrenia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ALVIM, Simone Ferreira  and  SOUZA, Lídio de. Violência conjugal em uma perspectiva relacional: homens e mulheres agredidos/agressores. Psicol. teor. prat. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 171-206. ISSN 1516-3687.

Este artigo discute dados de uma pesquisa sobre violência conjugal. O estudo objetivou identificar as concepções de violência, o contexto conjugal, os tipos de agressão, os sentimentos gerados após o ocorrido e as conseqüências para a saúde dos envolvidos. Uma amostra de dez sujeitos agredidos/agressores (sete homens e três mulheres) foi entrevistada, utilizando-se um roteiro semi-estruturado, que contemplava os núcleos de interesse. A análise temática do conteúdo das entrevistas revelou que as diferenças presentes no cotidiano foram utilizadas como explicação para as dificuldades da conjugalidade. Assim, a intolerância à alteridade se constituiu na principal situação conflitual, que dificulta a negociação das diferenças psicossociais e ocasiona episódios violentos, físicos e/ou psicológicos.

Keywords : Relação conjugal; Violência conjugal; Alteridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )